Em nossa aula de ARTERAPIA, do dia 18, conhecemos uma atração turística, que por incrível que possa parecer, eu ainda não sabia existir. Trata-se dessa árvore decorativa, em forma de cuia, que fica próxima à Vila Belga. A colega Gerci e eu, fomos clicadas pela colega Goreti, para mostrar a beleza dessa decoração e o amor pela cultura que tem seu propietário , JORGE UBIRATÃ DA SILVA LOPES, o BYRATA.
Quem é ele?
Nascido em Santa Maria (1953), viveu sua infância e parte da adolescência , na fazenda Guabiju-Tujá,(Tupanciretã), donde trouxe forte influência para seus trabalhos artísticos .Desenhista, ilustrador, pintor, escritor, suas obras retratam seu amor pela cultura gaúcha e a preocupação em desenvolver a região.
É fundador do Quadrinhos Brasileiros SA Núcleo de Quadrinhos de Santa Maria, integra o Grupo de Risco, junto com outros artistas e escritors (Elias, Máucio, Orlando Fonseca),fundador do Projeto Dinotchê. Este último, visou divulgar a palenteologia pela imprtância dos fósseis do período triássico, existentes aqui na região.
Escreveu alguns livros, mas um que me chamou atenção foi o de poesias :" A ÚLTIMA FLOR". abordando temas de sua vivência, rotina, modernidade, e reflexões sôbre a vida. Porém, o autor demonstrou uma sensibilidade muito grande, quando traz , os desenhos que fez, e ilustram o livro, pintados por sua mãe, senhora idosa e portadora de Alzheimer, que voltava à sua infância, quando estava pintando.Isto me chamou a atenção , em especial, e fiz questão de comentar.
Esta postagem foi possível, pela oportunidade dada pela aula de ARTETERAPIA, com a profª Lisiane, quando visitamos a Vila Belga, semana passada, lembram?
É a EA oportunizando conhecermos os artistas de Santa Maria !
Quanta novidade, não sabia que o Birata morava por ali e também desconhecia os detalhes de suas obras. Muito bom!!
ResponderExcluirMuito interessante. Há poucos dias estive na Vila Belga, levando alguns amigos que me visitavam, mas não passei por essa casa. É a EA descobrindo os encantos de Santa Maria...
ResponderExcluir