Hoje é o DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA.
Falar sôbre estas pessoas tão especiais em nossas vidas, é falar em quem nos dá o suporte para termos uma vida melhor. Digo isto, porque é assim que é na minha casa. Conto com a Cleci, minha empregada doméstica, há mais de 20 anos.
Ela chega pontualmente `as 8 horas, que até uma vizinha um dia me disse, que não precisava relógio para saber o horário da manhâ, pois levantava, e via minha Cleci chegando.
Lava, passa, cozinha ( e que comidas!), arruma minha casa, organizando tudo. Inclusive quando viajo, ela toma conta da casa, ou melhor, do apartamento.
Pessoa íntegra, de valores morais, compartilha de nossas famílias, pois a cada vez que viajo, mandam lembranças e abraços para ela.
Meus filhos a admiram e gostam muito, pois desde pequenos foram muito bem cuidados e tratados por ela.
Mas aprendi uma lição, desde muito cedo, com uma professora da UFSM, minha amiga, Moema Giuliani, que me disse uma vez: "- Se a empregada quer entrar ou sair por uma porta, diferente daquela que é tua vontade, deixe que ela escolha. Respeite-a desde aí, que conservarás tua empregada". Eu entendi a mensagem...
São mais de 20 anos de convivência desde então, pois veio para minha casa , bem novinha e me dizendo que sabia fazer "só o básico", e eu perguntei se queria aprender e se gostava de criança.Ela confirmou, e a resposta está aí, na permanência de todos estes anos.
Nesta foto, vemos a Cleci , segurando a abóbora que sua mãe me deu de presente. Tinha dado sementes, que ela plantou e colheu várias abóboras. Essa, eu escolhi prá nós, e era a mais pequena...Nossa relação, transcende a pessoa da empregada doméstica, pois amo toda sua família também, e me sinto muito acolhida por todos.
Obrigada Cleci, por seres um ser humano tão admirável, e embora correndo riscos, (pois dizem que não se faz propaganda da empregada boa), afirmo que és a melhor empregada doméstica que tive, e somos privilegiados em contar com teu trabalho.
Parabéns pelo teu dia!
Contar com uma pessoa assim é uma benção! dá um abraço nela por mim!
ResponderExcluirA permanencia das pessoas no trabalho, depende basicamente do relacionamento que conseguem manter. Quando é fundado no respeito e valorização do ser humano, os resultados só podem ser positivos. Parabéns às empregadas domésticas pelo empenho e dedicação e às patroas inteligentes que sabem valoriza-las.
ResponderExcluir