sexta-feira, 27 de abril de 2012

DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Hoje é o DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA.
Falar sôbre estas pessoas tão especiais em nossas vidas, é falar em quem nos dá o suporte para  termos uma vida melhor. Digo isto, porque é assim que é  na minha casa. Conto com a Cleci, minha empregada doméstica,  há mais de 20 anos.
Ela  chega pontualmente `as 8 horas, que até uma vizinha  um dia me disse, que não precisava relógio para saber o horário da manhâ, pois  levantava, e via minha  Cleci chegando.
Lava, passa, cozinha ( e que comidas!), arruma minha casa, organizando tudo. Inclusive quando viajo, ela toma conta  da casa, ou melhor, do apartamento.
Pessoa íntegra, de valores morais, compartilha  de nossas famílias, pois  a cada vez que  viajo, mandam lembranças e abraços para ela.
Meus filhos a admiram e gostam muito, pois  desde pequenos foram muito bem cuidados e tratados por ela.
Mas aprendi uma lição,  desde muito cedo, com uma professora da UFSM, minha amiga, Moema   Giuliani, que me disse uma vez: "- Se a empregada quer entrar ou sair  por uma porta, diferente daquela que  é tua vontade,  deixe que ela escolha. Respeite-a desde aí, que conservarás  tua  empregada". Eu entendi a mensagem...
São mais de 20 anos de convivência desde então, pois veio para minha casa , bem novinha  e  me dizendo que sabia fazer "só o básico", e eu perguntei se queria aprender e se gostava de criança.Ela confirmou, e a   resposta está aí, na permanência de todos estes anos.
Nesta foto, vemos a Cleci , segurando a abóbora que sua mãe me  deu de presente. Tinha dado sementes, que ela plantou e colheu várias abóboras. Essa, eu escolhi prá nós,  e era a mais pequena...Nossa relação, transcende  a  pessoa da empregada doméstica, pois amo toda sua  família também, e me sinto muito acolhida por todos.
Obrigada  Cleci, por seres um ser humano tão admirável, e embora correndo riscos, (pois dizem que não se faz propaganda da empregada boa), afirmo que és a melhor empregada doméstica  que tive, e somos privilegiados em contar com teu trabalho.
Parabéns pelo teu dia!

2 comentários:

  1. Contar com uma pessoa assim é uma benção! dá um abraço nela por mim!

    ResponderExcluir
  2. A permanencia das pessoas no trabalho, depende basicamente do relacionamento que conseguem manter. Quando é fundado no respeito e valorização do ser humano, os resultados só podem ser positivos. Parabéns às empregadas domésticas pelo empenho e dedicação e às patroas inteligentes que sabem valoriza-las.

    ResponderExcluir