terça-feira, 24 de abril de 2012

DESCOBERTAS

Em nossa aula de ARTERAPIA, do dia 18, conhecemos uma atração turística, que por incrível que possa parecer, eu ainda não sabia existir. Trata-se dessa árvore  decorativa, em forma de cuia, que fica próxima à Vila Belga. A colega  Gerci e eu, fomos clicadas pela  colega Goreti, para mostrar a beleza dessa decoração e o amor pela cultura que tem seu propietário , JORGE UBIRATÃ DA SILVA LOPES, o BYRATA. 

 Quem é ele?
 Nascido  em Santa Maria (1953), viveu sua infância e parte da adolescência , na fazenda Guabiju-Tujá,(Tupanciretã), donde trouxe forte influência para seus trabalhos artísticos .Desenhista, ilustrador, pintor, escritor, suas obras retratam  seu amor pela cultura  gaúcha e a preocupação em desenvolver a região.
É fundador do Quadrinhos Brasileiros SA Núcleo de Quadrinhos de Santa Maria, integra o Grupo de Risco, junto com outros artistas e escritors (Elias, Máucio, Orlando Fonseca),fundador do Projeto Dinotchê. Este último, visou divulgar a palenteologia pela imprtância dos fósseis  do período triássico, existentes  aqui na região.
Escreveu alguns livros, mas  um que me chamou atenção foi o de poesias :"  A ÚLTIMA FLOR". abordando temas de sua  vivência, rotina, modernidade, e reflexões sôbre a vida. Porém, o autor  demonstrou uma sensibilidade muito grande, quando traz , os desenhos que fez, e ilustram o livro,  pintados por sua mãe, senhora idosa e portadora de Alzheimer, que voltava à sua infância, quando estava pintando.Isto me chamou a atenção , em especial, e fiz questão de comentar.
Esta postagem foi possível, pela oportunidade  dada pela aula de ARTETERAPIA, com a profª Lisiane, quando visitamos a Vila Belga, semana passada, lembram?
É a EA oportunizando conhecermos os artistas de Santa Maria !

2 comentários:

  1. Quanta novidade, não sabia que o Birata morava por ali e também desconhecia os detalhes de suas obras. Muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Há poucos dias estive na Vila Belga, levando alguns amigos que me visitavam, mas não passei por essa casa. É a EA descobrindo os encantos de Santa Maria...

    ResponderExcluir