sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COMEMORAÇÃO DE 18 ANOS DO PROJETO ESCOLA PARA ADULTOS

Aconteceu no dia 22 de setembro, no Salão do Colégio Centenário/FAMES, o evento em comemoração aos 18 anos de nosso Projeto  "Escola para Adultos". Da  programação científica constou  a Prece inicial, enunciada  pela Pastora, em seguida uma Mesa Redonda com apresentação dos Projetos Universidade Adulto Maior (UAM) de POA e Uruguaiana e o nosso EA, pelos Coordenadores  dos mesmos. Para finalizar, os depoimentos de 3 alunas, entre os quais o meu, que transcrevi abaixo.







Depoimento sobre os 18 anos do Projeto Escola para Adultos

Ao completar 18 anos de existência, o Projeto Escola para Adultos (EA) , além de  ser um

grande desafio a quem o idealizou e a quem dá continuidade até hoje, é motivo de orgulho para quem o pode usufruir. A cada semestre que se inicia, maior é o entusiasmo que vemos nos realizadores e em todos os participantes. Por isso, é absoluto seu sucesso!

São 14 anos de participação como aluna. Estufo o peito quando falo no Escola! A alegria é constante, chego sempre ansiosa, (embora, já quase anciã), quero assistir  e participar de tudo.

As pessoas que são partícipes do EA, pela sua maturidade, estão lá por sua escolha. Chegadas pelas mais diversas fontes de informações e recomendações. Uma vez lá, realizam atividades gratificantes, realizam sonhos, criam e recriam, relembram e constroem, interagem na convivência- sadia e alegre.

A criatividade e a competência de cada professor faz com que cada aluno se sinta estimulado a pensar, a entender, a criar, a agir, a conhecer, a dizer, despertando ao mundo das ideias, das artes, da linguagem, do estudo e do vivenciar. E, tudo isso, num mundo sem idades e nem competições.

Estar no EA, é sair do ostracismo de uma vida de aposentada, fugindo da rotina  caseira  de poucas  atividades prazerosas.É buscar um novo círculo de amizade, fora do familiar e de vizinhança, para curtir boas conversas, participar de festas, serenatas, teatro, coral, dança, ginástica, musculação, informática, aumentando e qualificando o modo de viver.

Relembro, então, de nossa  peça teatral, apresentada na festa de Encerramento das Atividades Curriculares de 2009, “O Detector de Mentiras”, em que havia possibilidade de criação interpretativa, e vários colegas surpreenderam em suas  atuações, levando o público rir às gargalhadas. Falando em rir, nossa colega Sonia Tolfo em seus esquetes  “ Caipiras na EA”, fazia os cumpadi Chico (ela) e Bento (eu), falarem de situações hilárias acontecidas com nossos professores, com sucesso tão grande, que já houve  3  edições de apresentação deste quadro. Outros momentos muito gratificantes, foram os de criação literária, que se transformaram em publicações sobre nossa biografia e depoimentos  de nossos  melhores momentos no Projeto EA, de poesias e crônicas. Também, posso falar do Coral Adultos EnCanto, que a cada semestre tem novidades  em sua performance, e, chegou a gravar um CD com a inclusão de arranjos instrumentais, lançando-o em 17 de outubro de 2006, no II Encontro de Corais, na Capela do Colégio Centenário.

Estar no EA é ter a possibilidade de viajar com nossos professores e palestrantes, seja  em viagens  reais ou em nosso imaginário; em mundos  diferentes, longe ou próximos, liberando nossa adrenalina e libertando-nos de nossas amarras. São, e foram, nossas “Viagens de Estudo” que permitiram conhecer mais a nossa Santa Maria e ir para vários municípios vizinhos, conhecer sua geografia, sua história e degustar sua culinária. Foi no estrangeiro, que conhecemos  costumes e usos diferenciados  dos nossos  do Brasil, e pudemos aplicar conhecimentos de nuestra Classe de Español.

Estar no EA é ter a possibilidade de expressar nossas  qualidades e nossos  talentos, perdendo os medos, superando a timidez, fazendo-nos singulares, inseridos  numa coletividade.

Em 2011, foi comemorado 15 anos de realização do Projeto. Tal qual uma debutante, brilhou em sua roupagem esplendorosa, tecida pelas suas múltiplas disciplinas já oferecidas, e sustentada por lindos  sapatinhos de cristal, símbolo da transparência de seus objetivos e da solidez no planejamento  por seus  competentes realizadores.

Hoje, completamos 18 anos de existência. Chegamos à Maioridade. Sim, à maior idade, que traz a sabedoria e o conhecimento. Construído coletivamente, foi trilhando a via do amadurecimento, em cada flor no caminho, que fora regada pela gentileza, pelo carinho, pelo bom humor, pela educação e serenidade.

Pelo caminho, cada vez mais, aprendemos a contornar os espinhos dos achaques e das dores, das idiossincrasias e das gafes, das diferenças  de opiniões e da necessidade de individualidade. Descobrimos novos roteiros, na criação e na recriação e na sensibilidade do amor de uns pelos outros, encontramos e compartilhamos a felicidade.

E o EA acontece - em seus 18 anos de existência – esplendorosamente.

Parabéns, muito me orgulho de ser sua aluna!


10 comentários:

  1. Esse Projeto é muito legal e bem importante! Parabéns e as fotos lindas mostram o sucesso dele.Tantas participantes! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Chica, muito legal e importante para todos nós.E chegamos à maior idade né...
      Bom domingo e abraço carinhoso.

      Excluir
  2. Bom dia Lia.
    Que projeto lindo e importante. Lindas imagens mostrando o orgulho e alegria da conquista de um projeto que mudou e mudara a vida de muitos.
    Um abençoado final de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirtes, sim mudou e continua mudando a cara da vida de muitos, principalmente a minha. Bom domingo e abraço carinhoso.

      Excluir
  3. Parabéns minha amiga.
    Também frequento , aqui chamamos " Universidade Sénior ", e sei dar o valor a um projecto em que nos envolvemos e aprendemos sempre!
    Nunca é tarde para aprender!

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida que bom saber que tb frequentas Projeto desse tipo.Não podemos parar de aprender.
      Bom domingo e abraço .

      Excluir
  4. Oi Lia...como diz a música "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"Parabéns a todos pelo lindo e útil projeto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guaraciaba é isso aí, com direito à música tb hehehe.Obrigada e abraço carinhoso com um bom domingo!

      Excluir
  5. 18 anos... maior idade! Sucesso total! E nos primeiros anos, muita gente deve ter achado que era loucura, né? Parabéns aos criadores e a todos que participam como alunos! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tetê ,conquistamos e chegamos à maior idade.
      Bom domingo e abraço carinhoso.

      Excluir