sexta-feira, 18 de março de 2016

BLOGAGEM COLETIVA DA CHICA

Hoje a Chica nos desafia com a palavra DOMINGO.
Domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira; é um dia de descanso para a maioria das pessoas no mundo ocidental. Sua origem é do  latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". 
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".
Após estas definições, vieram as lembranças  de domingos na minha infância. Ah! eram muito bons estes tempos de família reunida!
Logo  de manhã cedo nossa família católica, ía na 
Missa, e em geral,  com os pais e irmãos. Depois,  papai nos levava de jipe,  a passear  na casa  dos parentes da Colonia. Passávamos o dia brincando  com os primos, comendo  deliciosas frutas aos pés das  árvores e aprendendo e vendo coisas que não havia na cidade
Na adolescência, no domingo, além da Missa , já não eram tão frequentes  as visitas  aos parentes  de longe; era sim,  dia de Matinés, No Cine Rex, em   sessões às  13:30h e 16 horas,pois à noite , somente após os  18 anos de idade.. E ainda, às  vezes, tinha a Matiné Dançante, das  18 às 22 horas nos Clubes Sociais , que eu gostava de frequentar. Também, ficava com minhas amigas, curtindo música no Restaurante de meu avô Juca, tomando grapette com sorvete, deliciando com  os doces da Confeitaria, também de meu avô. Alguns domingos , à tarde, ainda ficava lendo enciclopédia Delta Larousse, para aprender  novidades.
Passava muito rápido este dia  de muitas  vivências prazerosas.
Minha participação hoje, só pode ser assim: 







Domingo era o dia  que mais gostava.


Quer saber das demais Bc , clica  aqui: :www.sementesdiarias.blogspot.com

21 comentários:

  1. Belíssima participação querida amiga ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Que terna participação, Lia
    Gostei demais!
    Tenha um abençoado fim de semana, querida.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos,

    ResponderExcluir
  3. Lia,

    Eu também lembro dos Domingos indo à Igreja com a família. Depois, o almoço gostoso. Tempo bom.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa tua participação com essa volta ao passado, lembrando uma linda fase da vida! Adorei cada detalhe e como era tudo tão simples, lindo!

    A frase completou o teu pensamento, claro! Obrigadão! Lindo fds e que teu DOMINGO seja lindo ! bjs,chica

    ResponderExcluir
  5. Que show, Lia! Bem retratado o seu domingo! O meu, após a missa, era tomar sorvete de coco queimado! Que saudades! Valeu pelas doces lembranças da infância! Uma riqueza, amiga! Abraço bem dado, tudo de bom e feliz domingo!

    ResponderExcluir
  6. Lia, bela participação! Repleta de recordações que valem MUITO...
    Abração e MUITA PAZZZZZZZZZZZZZZzzz!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Lia,
    Excelentes memórias da sua infância e dos seus domingos que eram vividos em plenitude!
    Os meus eram muito mais simples, mas semelhantes;))!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, querida Lia!
    Ainda gosto muito do Domingo... mesmo a família não estando tão grande como antigamente...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia
    Que lindo trazer à memória esses momentos prazerosos vivenciados aos domingos da sua infância e adolescência e sua frase harmonizou-se perfeitamente com essas ternas lembranças. Espetacular amiga
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Lia.
    Gosto das memórias que estes seus posts trazem.

    ResponderExcluir
  11. Olá Lia, boa noite e amei estas lembranças que se assemelham às minhas.
    Muito bonita sua participação.
    Meu abraço de paz e luz.
    Bom domingo para uma nova semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Lia!Que belas lembranças você tem dos domingos quando criança... Adorei o grapete com sorvete...meu refrigerante preferido:grapete! Na infância é tudo colorido e festivo,mas até hoje curto muito os domingos,o tempo passa e a gente se adapta,se não posso mais correr e pular,arranjo algo que me deixe feliz mesmo sentadinha no meu canto...Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lia!Que belas lembranças você tem dos domingos quando criança... Adorei o grapete com sorvete...meu refrigerante preferido:grapete! Na infância é tudo colorido e festivo,mas até hoje curto muito os domingos,o tempo passa e a gente se adapta,se não posso mais correr e pular,arranjo algo que me deixe feliz mesmo sentadinha no meu canto...Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Qta sdsss ..belas lembranças,e eu continuo gostando ! bjsssss

    ResponderExcluir
  15. Belas recordacoes, Lia! Otima frase!
    Eu adorava os domingos com os meus pais!
    Bjs e feliz domingo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia
    sua participação foi muito especial
    adorei ver suas recordações de domingo
    marcadas pela uniao familiar e o gosto pela cultura
    que bom minha amiga! sua frase te levou a lindas recordações

    bj - bom domingo

    ResponderExcluir
  17. Lia
    eu novamente
    se aceitares, tem um mimo la no Minhas Palavras
    bj

    ResponderExcluir
  18. Doces lembranças!
    Abraço, boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Lia.
    Uma participação linda.
    Em algumas coisas eu me identifiquei com você, como o baile, cinema, refrigerante e leitura.
    Quando adolescente, adorava ler dicionário!
    Sua vida foi mesmo muito interessante.
    Não há uma participação sua que eu não goste.
    Uma semana abençoada.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Lia.
    Uma participação linda.
    Em algumas coisas eu me identifiquei com você, como o baile, cinema, refrigerante e leitura.
    Quando adolescente, adorava ler dicionário!
    Sua vida foi mesmo muito interessante.
    Não há uma participação sua que eu não goste.
    Uma semana abençoada.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir