domingo, 29 de dezembro de 2013

CAMINHADAS E SURPRÊSAS

Penso que poderei relatar algumas coisas  que acontecem na temporada de praia, e vou iniciar contando sobre o que  aconteceu ontem à tarde quando estava dando minha caminhada na praia.
Pois bem, estava distraidamente   caminhando, quando pertinho dos pescadores  me chamou a atenção um pescador  que recolhia  o anzol e com perícia e até indiferença , tirou o peixe da sua vara de pescar e o jogou na areia, bem na minha frente. O peixe saltava e saltava... 
Lembrei  logo , da crônica  de David Coimbra , "O salvamento do peixe Dirceu"  que consta do livro que estou acabando de ler " As velhinhas de Copacabana e outras 49  crônicas  que gostei de escrever".
E me dei conta  que  nunca parei para pensar seriamente, na situação do peixe...E deu aquela vontade de devolvê-lo ao mar, porque imaginei como seria feliz  em seu habitat...Mas tal qual o David Coimbra , me dei conta , de que este pescador provavelmente estava pescando não apenas por lazer, e sim, para levar para casa uma refeição para sua  família. 
Aceitei  então , com mais " naturalidade", se é que é possível, nesses casos, justificando, que na minha infância, meu pai  pescava muito (  nós  seus filhos também), e nossas refeições eram deliciosíssimas  nos dias que  tinha peixe à mesa.
Quantos Dirceus (hoje este nome  não consideraria apropriado, dadas as  circunstâncias com a ligação ao nome de um político...) estarão sendo pescados, atirados à areia até se esvaírem sua  forças e  terem aquele olhar de peixe morto...Os Dirceus poderão ser pescados  sim, quando  estiverem servindo para uma nobre causa.
Boa praia hoje, domingo, e vamos registrar se tiver outras novidades. Estarei atenta...

2 comentários:

  1. Oi Lia
    Vim agradecer a tua maravilhosa companhia em 2013. Os momentos que compartilhamos foram espetaculares e únicos.
    Um Ano Novo vai começar.
    Serão 365 dias com novas oportunidades.
    Então ouse... mude... estabeleça metas... mas não faça promessas!
    Viva intensamente cada dia!
    Escreva uma nova história...
    E nela eternize somente os bons momentos...
    aqueles repletos de felicidade.
    Se as lágrimas vierem turvar seus olhos
    receba-as como uma bênção purificadora.
    Que a paz e o amor reinem absolutos em sua vida.
    Seja muito feliz em 2014!!!!!!!

    Beijos com meu carinho e minha sincera amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Oi Gracita tb gostei de tuas visitas e comentários, especialmente o de hj. Que 2014 nos aproxime mais e que nossas escolhas sejam momentos de bem viver. Abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir