sexta-feira, 4 de maio de 2012

MORRE TINOCO AOS 91 ANOS

Nesta madrugada  morreu o TINOCO ( JOSÉ PEREZ)  aos 91 anos de idade.
A " Dupla Coração do Brasil", como foi chamada, era formada pelos irmãos  João Salvador , o TONICO e José Perez, o TINOCO, que aprenderam e desenvolveram com os avós maternos, o gosto pela música sertaneja.
A história deles, é  de uma infância  na roça, com muita cantoria de músicas sertanejas, até fazerem sua  1ª apresentação em público, numa Quermesse, quando cantaram " Tristeza do Jeca (1935).
Conta a biografia, que Tonico conheceu a cabocla Zula, filha de um fazendeiro, que não deixou a filha  namorá-lo e ele compôs CABOCLA.
Como a familia não estava muito bem na roça, aventuraram em São Paulo, mas também passaram muitas dificuldades.
Em 1930-32, o Brasil tinha em torno de 35 milhões de habitantes, apenas 65 emissoras de rádio e 30 mil aparelhos. Temendo não serem aceitos, pois faziam músicas  criticando a crise brasileira, usavam o nome de jorginho do Sertão.
Em 1937, se candidataram ao Programa de Calouro , da então Rádio Piratininga. Cantaram  ADEUS CAMPINA GRANDE  e foram aplaudidos em pé , vencendo inclusive o record de aplausos  em apresentações,  até então.
Uma  faceta que achei interessante, é que ao gravarem um disco, no lado 2, a voz  foi tão alta, pois era a mesma  voz que cantavam na roça, que estouraram o microfone da rádio.
 Sua trajetória  enquanto dupla sertaneja, perpassou por mais de 40 mil apresentações, e mais de 150 milhões de cópias de discos, mas também tiveram participação em 7 filmes longa metragem.
Uma carreira da dupla, que se desfez com a morte de Tonico (1994), mas que não impediu Tinoco de continuar cantando , inclusive formando a dupla com o filho "Tinoco e Tinoquinho ".
Sempre  apreciei  suas músicas, principalmente  CHICO MINEIRO e TRISTEZA DO JECA, que ratratam bem a cultura , o regionalismo em destaque.
Fica minha homenagem ao TINOCO,  guerreiro que agora vai prás roças de outra dimensão, cantar e  alegrar, quiçás, em parceria com seu irmão Tonico.

Um comentário: