sexta-feira, 24 de junho de 2011

FESTA DE SÃO JOÃO



Desde ontem a noite, acontecem os festejos alusivos a São João.

Lembro do tempo da infância e adolescência, em que aguardávamos ansiosos o dia de fazer as fogueiras. Formavam-se grupos entre os vizinhos, para disputar quem acenderia a fogueira maior.

Tudo começava com o recolhimento de galhos que eram usados para enfeitar a Procissão de Corpus Christi, que deixados para secar ao sol, comporiam as fogueiras. Então mal terminava a procissão, a gurizada recolhia os galhos, garantindo o tamanho da sua fogueira , que ficava montada em local distante e seguro, o suficiente para não ser alcançado por labaredas e faíscas; geralmente era nos potreiros, quadra de futebol, em ruas ou até em pátios nos fundos das casas.E depois que virava brasa, tinha os mais afoitos que passavam nelas de pés descalços. Eu arrisquei uma vez somente, e saí chamuscada, por isso nunca mais passei por cima, apenas pulava por cima de um lado a outro.

Quando acendia a fogueira, também podíamos largar nossos balões, feitos de papel de seda, que subiam e desapareciam nos céus escuros, levados pelo vento. Mas também lembro, que nem sempre os balóes subiam tranquilos, incendiando alguns e caindo ao solo com alguma consequência...Por isso hoje, tendo consciência dos perigos, há a proibição desse costume.

E os festejos de São João tinham, além da fogueira, muita pipoca, amendoim torrado,rapadura, bolo de milho, e para os adultos o quentão de vinho. As danças de quadrilhas somente algumas pessoas faziam e geralmente nos colégios.

Lembrar desse costume , deu uma saudade dos parentes e amigos, que se reuniam na noite de São João.

2 comentários:

  1. Pula a fogueira, iaiá!
    Pula a fogueira ioiô!
    Cuidado para não se queimar...
    E por aí vai, bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos!Que o cumpadi Chico e Cumpadi Bento vão arrelembrar na Iscola pra Adurto...

    ResponderExcluir