terça-feira, 29 de julho de 2014

DESCOBERTAS

Hoje quando  fui no meu Acupunturista, passei em frente a um Antiquário, que volta  e meia  visito, para apreciar algumas  peças e ver se tem alguma que me interessa.
Pois bem , o que  me interesou hoje, não foram as peças de dentro da loja, e sim, as que estavam no lado de fora, ornamentando a calçada.
Nada mais,  que estas  três peças, com belas  folhagens: uma bitoneira ou uma batedeira  gigante,  não  consegui saber o que ela " foi"; uma  panela de ferro  colonial, ou o caldeirão das bruxas e ainda ,uma banheira,  até com a torneira , que lembrou a que tinha na cisterna da casa de meu avô, e que puxava água  do poço.
Me emocionei, parei extasiada e observei seus detalhes...
Não pude resistir de clicar, inclusive a fachada da Loja Antiquário - Bric ,para  depois postar e  partilhar com meus  amigos blogueiros  verem,como as pessoas  podem transformar objetos  em desuso, em  novas maravilhas, encantando os transeuntes.
Apreciem amigos e que me ajudem a identificar corretamente  cada peça, ou  como cada um  as conhece.
 Comentem , vou gostar muito.



5 comentários:

  1. Lia, admiro tua sensibilidade de descobrir e postar coisas interessantes. Criar e recriar objetos que na sua origem tinham uma finalidade e reaproveitá-los em outra, é preservar nosso meio ambiente. Parabéns a quem isso faz e a quem valoriza. Não consegui descobrir que objeto era aquela floreira da palmeirinha. Penso que seja uma batedeira industrial.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lia...bem interessante os novos usos para peças antigas...é arte!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia!
    Eu só conheço peças pequenas de antiguidade... mas você encontrou uma "peçonas" :)
    Me emocionei também.
    Acima deve ser mesmo uma batedeira industrial, pois tem um "forno" num nível abaixo... ou não?

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Tempos atrás entrei em contato com o Prof. Binato para ver se ele sabia se aquela bomba funcionava e que objetos eram esses outros e ele me respondeu que nessa casa funcionava um comércio de materiais hidráulicos e que esses devem ter sido preservados porque cimentados à calçada. Mas não acrescentou nenhum outro detalhe.
    Acho muito interessantes, pena não terem a origem, não é?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Ola Lia boa sua partilha amiga. A banheira todos conhecem e a bomba ali colocada deu um visual legal como se fosse da banheira.
    A outra peça com roda de engrenagem é uma betoneira (maquina para fazer massa de cimento).
    Realmente elas ficaram bem.
    Grato pela partilha.
    Meu carinhoso abraço.

    ResponderExcluir